10 dúvidas sobre energia solar

Um panorama das 10 dúvidas sobre o sistema de energia solar

A energia solar está em desenvolvimento e tem tudo para se tornar a principal fonte energética. Seu constante crescimento se dá por ela ser uma fonte econômica, sustentável e que oferece aos usuários diversos benefícios.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre alguns pontos importantes da energia solar, por isso trouxemos de forma explicativa algumas das principais dúvidas sobre esse assunto.

As 10 principais dúvidas sobre a energia solar

1. Preço do sistema de energia solar

Uma das maiores dúvidas que as pessoas têm sobre a energia solar é sobre o preço. É importante ressaltar que a conta do investimento de energia solar pode ser paga com a economia que você terá na sua conta de luz.

Em suma, o preço de um sistema de energia solar está ligado com o projeto, isso porque devem-se observar fatores como complexidade, local e o tamanho da instalação.

2. É um sistema que dura por muitos anos?

Quando você opta por um sistema de energia solar, painéis solares são instalados no teto do seu negócio para absorver a luz do sol e gerar energia elétrica.

Contudo, um equipamento de boa durabilidade tem vida útil em média de 25 a 30 anos. Após esse período a eficiência diminui. Entretanto, em todo esse tempo você terá feito uma boa economia na sua conta de luz.

3. Como funciona a manutenção?

Outra dúvida que as pessoas têm é sobre a manutenção do sistema fotovoltaico. Ela deve ser feita somente quando o painel estiver muito sujo. Lembre-se de procurar orientação para que o processo de manutenção seja feito de forma segura.

Em geral, as manutenções são feitas anualmente e de forma bem simples, ou seja, você mesmo pode realizá-la.

4. A energia solar funciona em dias nublados?

A resposta é sim! Nos dias nublados e chuvosos, a radiação do sol ainda chega à superfície da terra e aos painéis solares. Mesmo com o sol encoberto pelas nuvens é possível gerar a sua energia.

5. Com o sistema de energia solar, vou zerar minha conta de luz?

É importante entender que com o sistema de energia você não zera completamente sua conta de luz. Por mais que o desconto na sua conta de luz possa chegar a 95%, é cobrada uma taxa de conectividade pelas concessionárias de energia, a famosa “taxa mínima”.

6. Quem mora em prédio pode instalar energia solar?

Sim, entretanto, para que isso seja possível é importante que a pessoa que deseja instalar o sistema seja dono(a) da cobertura ou que o prédio tenha uma estrutura compatível no topo que seja feita a instalação para o uso em comum.

7. Como fazer para interligar o sistema fotovoltaico à rede da distribuidora?

Em síntese, isso é feito pela empresa que instalou o seu sistema fotovoltaico. Sendo assim, é ela que fará a conexão dos painéis no inversor ligado ao seu quadro de luz.

8. Como funcionam os créditos excedentes

Os créditos de energia solar são aqueles produzidos pela sobra da energia gerada em uma unidade produtora.

Eles não podem ser vendidos para a concessionária da região, mas podem ser abatidos automaticamente da sua fatura de luz sempre que você precisar, dentro de um prazo de utilização de 60 meses.

9. O sistema fotovoltaico produz energia solar durante a noite?

A resposta é não! Para gerar energia solar, o sistema fotovoltaico necessita da radiação do sol. Sendo assim, a produção só poderá ser feita durante o dia.

10. Existem linhas de financiamento para energia solar?

Sim, existem várias linhas de financiamento facilitadas para aqueles que querem adquirir uma geração de energia que é econômica e sustentável.

 

E aí, dúvidas sanadas?

Que tal saber mais sobre as formas de economizar sua energia elétrica através dos nossos sistemas? Entre em contato conosco para fazer um orçamento totalmente grátis.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
PUBLICAÇÕES RECENTES

Inscreva-se e receba
notícias e ofertas especiais.