A princípio, para quem quer investir em um negócio rentável, o aluguel de energia solar é um modelo ideal, tanto para grandes empresas que consomem muita energia elétrica, quanto para consumidores que consomem pelo menos 10.000 kWh/mês.
Em termos de economia, a aquisição de um sistema de energia solar pode gerar uma redução de custos de até 30%. O local de instalação da usina solar e radiação do sol, podem fazer com que esse número varie.
Instalação do sistema fotovoltaico
Antes de tudo, para falar sobre o processo de aluguel de um sistema de energia solar, é importante também falar sobre a instalação do sistema fotovoltaico.
Em síntese, seja em comércios, indústrias ou residências, é importante atentar-se para os cuidados desde o processo de compra até o de instalação, tendo em vista que o espaço disponível pode não ser suficiente para a boa eficiência do sistema.
Sendo assim, o aluguel de um sistema de energia solar é a maneira mais indicada para resolver o problemas, como por exemplo, o local não for apropriado e precisar de adaptação, feita através de obras,
Em suma, esse modelo traz economia para o consumidor que não precisará gastar com questões de obras, investimentos, tecnologias e manutenções;
Aluguel de energia solar é um bom investimento?
A resposta do aluguel de energia é positiva principalmente para clientes que possuem um consumo mensal de aproximadamente 10.000 kWh.
Contudo, várias unidades podem dividir o consumo. Entretanto é importante ressaltar que para isso, todas as unidades devem ter a mesma titularidade, podendo ser tanto na pessoa física, quanto jurídica.
Quando o consumidor opta por esse investimento, é feito um contrato normal de aluguel com a empresa proprietária da usina. Esse contrato estipula o valor mensal a ser pago e o direito do contratante de utilizar a energia gerada pela usina.
De antemão, é importante ressaltar que ao alugar o sistema de energia solar, o consumidor não precisará pagar investimento e nem se preocupar com questões como construção e operação da usina. Isso será responsabilidade do dono da usina.
O desconto dado na fatura de energia pela concessionária regional que faz a distribuição de energia após o pagamento da mensalidade. Investir nessa opção é sinal de economia e uma forma de se preocupar com a sustentabilidade do planeta.
O aluguel de energia solar e a lei?
Uma das dúvidas frequentes dos consumidores que estão pensando em adquirir esse modelo, é se o aluguel de uma usina solar está dentro da Lei. E a resposta é sim!
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), através da Resolução Normativa n° 482/2012, atualizada pela Resolução Normativa n° 687/2015, regulariza os métodos de geração distribuída longe da carga.
Segundo as normas da ANEEL, é permitido construir usinas em locais distantes, que tenham melhores condições de geração de energia.
Em síntese, é importante destacar que tanto a unidade geradora, quanto as unidades consumidoras que recebem o benefício, devem fazer parte da mesma distribuidora de energia.
Aluguel de energia solar, vale a pena?
O aluguel do sistema de energia solar é uma opção econômica, sustentável e simples. O consumidor só precisa cumprir os requisitos determinados pela empresa proprietária da usina.
Por fim, quando fechar contrato, você poderá desfrutar da energia gerada pela usina e dos benefícios que esse modelo traz ao seu negócio.
Gosto do conteúdo? Leia também sobre como funciona o processo de homologação do projeto de energia solar.