Como funciona a energia solar?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas, é como de fato funciona o modelo de energia solar. Essa dúvida é muito fácil de ser esclarecida e é isso que você vai aprender neste texto.

Convertendo o sol em energia 

Em primeiro lugar, para falar sobre energia solar é importante falar sobre os painéis fotovoltaicos. São eles os equipamentos responsáveis por captar a energia disponibilizada pelo sol e transformá-la em energia elétrica. 

Ao ser captada pelos módulos fotovoltaicos (painéis solares), a radiação do sol é transportada até o inversor solar. E é esse aparelho que faz o processo de converter a energia elétrica gerada pelo sol para as características da rede elétrica.

A energia convertida pelo conversor chega até a sua caixa de energia e é distribuída para o seu imóvel. Com isso, você poderá utilizar a sua energia elétrica, ligando seus aparelhos, utilizando tomadas, lâmpadas, etc.

Em suma, fatores como a posição dos módulos fotovoltaicos são muito importantes para gerar a energia. Isso porque a radiação do sol deve chegar diretamente nas células fotovoltaicas.

Créditos energéticos 

Outra dúvida muito frequente entre as pessoas é: e se a energia produzida não for toda utilizada? A resposta é simples! Ela se torna créditos energéticos que podem ser utilizados em até cinco anos.

Em síntese, o excedente da sua energia, que são os créditos energéticos, são injetados na rede da concessionária local de energia. A rede local faz o desconto do consumo da energia elétrica na sua carteira de créditos.

É importante ressaltar que é na sua conta de energia que você perceberá se injetou na rede ou consumiu. Caso tenha injetado, você terá uma economia ainda maior na sua conta.

Energia Solar durante a noite e em dias nublados

Como a energia é gerada pela luz do sol, durante a noite utiliza-se o sistema solar on grid – conectado à rede – para consumir a energia da rede elétrica.

Já naqueles dias em que o céu está nublado, ainda é possível produzir energia solar. Os painéis solares funcionam, porém com menor intensidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
PUBLICAÇÕES RECENTES

Inscreva-se e receba
notícias e ofertas especiais.