A energia solar modo On Grid consiste no sistema fotovoltaico conectado à rede.
Dessa forma, o sistema On Grid é um conjunto de equipamentos que transforma a luz solar em energia e a transfere para a rede elétrica.
Em suma, um dos equipamentos mais utilizados nesse sistema, são os painéis solares. Eles são responsáveis por fazer a conversão da energia solar em energia elétrica por meio das células fotovoltaicos
Como surgiu o sistema On Grid
O primeiro teste do sistema on grid foi feito nos anos 90. Nessa época observou-se a eficácia dos inversores para ligar as placas solares diretamente na rede elétrica.
Atualmente esse sistema se modernizou e conta com equipamentos inteligentes que são capazes de fazer o gerenciamento automático do sistema fotovoltaico.
Sobretudo, com as novas tecnologias e a possibilidade que o sistema tem de levar a energia solar produzida pelos painéis solares, não é necessário investir em baterias solares, o que torna a instalação do sistema mais econômica.
Como funciona?
Em síntese, o funcionamento do sistema on grid acontece da seguinte maneira: Em primeiro lugar os painéis solares fotovoltaicos fazem a captação dos raios solares e gera uma energia de corrente contínua (CC).
Logo em seguida, a corrente contínua (CC) gerada, passa pelo inversor e nesse processo é transformada em energia elétrica de corrente alternada (CA). Essa energia é a mesma fornecida pela distribuidora de energia.
Créditos de energia
Com o sistema On Grid você também pode utilizar os créditos de energia.
Os créditos são gerados a partir do valor excedente. se a unidade consumidora não utiliza toda a energia produzida ela é transferida para a rede geral.
A Resolução Normativa 482/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina que a energia produzida pode ser “emprestada” à rede pública de energia e devolvida como compensação.
Eventualmente, essa lei é uma forma de incentivar a energia solar, uma energia limpa e ecônomica.